O Ministério Público Estadual (MPE) deflagrou nesta quinta-feira operação contra uma nova fraude: adição de água oxigenada no produto. A adição da substância disfarça as más condições sanitárias de conservação e transporte, além de aumentar o volume – já que o peróxido de hidrogênio (popularmente conhecido como água oxigenada) se transforma em água quando adicionado ao leite.
Conforme a investigação do MPE no Estado, o líder do esquema seria Airton Jacó Reidel, 31 anos, proprietário de uma transportadora de leite em Três de Maio. Com a ajuda da esposa, Rejane Dias, e dos sobrinhos Roberto Carlos Baumgarten e Laércio Rodrigo Baumgarten, o transportador faria a adulteração em um galpão com três resfriadores próximo ao centro da cidade – após coletar o leite de produtores rurais e antes de entregar à indústria. A prisão temporária dos suspeitos, solicitada pelo MPE, foi negada pela Justiça, que entendeu que ao apreender os equipamentos os suspeitos não teriam condições de continuar adulterando o leite.
Operação Leite Compen$ado
Deflagrada em maio deste ano, a operação resultou em processos criminais de 19 pessoas: 10 em Ibirubá, quatro em Ronda Alta, duas em Guaporé, uma em Horizontina e outra em Três de Maio. Das 14 pessoas detidas 10 continuam presas, incluindo o vereador de Horizontina Larri Lauri Jappe (PDT).
Até agora, as operações estavam focadas na ação de atravessadores que adicionavam água e ureia com formol ao leite. Na terceira etapa, deflagrada nesta quinta-feira, foi descoberta a fraude feita com água oxigenada.
É inaceitável que o leite esteja sujeito a tantas fraudes de pessoas gananciosas e sem escrúpulos. As autoridades tem que tomar providências para que isso não se repita. Apostar somente em operações do Ministério Público é pouco. Os Poderes Legislativos e Executivos devem estudar medidas fortes para evitar este desrespeito à saúde pública.
Não precisamos chegar a fazer como a China que sentenciou a morte duas pessoas acusadas em caso de leite adulterado com melanina.
Postado por WM Internet
as 11:00
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog