ff

Ibiruba.Net - blog@ibiruba.net
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Operação coíbe adulteração de leite em Ibirubá


Estimativa é de que suspeitos tenham colocado substância cancerígena em mais de 100 milhões de litros de leite.

Uma operação policial realizada a partir de investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul busca desmontar um esquema de adulteração de leite realizado na metade norte do Estado.

A operação Leite Compensado cumpre cerca de 10 mandados de prisão e oito de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina. Até as 9h, oito pessoas haviam sido presas.

A investigação, comandada pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal, em conjunto com a de Direito do Consumidor e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, identificou cinco empresas de transporte de leite suspeitas de adulterarem o material antes de entregá-lo às indústrias.

Segundo apontado pela investigação, depois de pegar o leite com os produtores, os atravessadores adicionariam ureia no leite, a fim de mascararem a adição de água de poço no alimento. Análises de leite cru identificaram a presença de formol, substância cancerígena contida na ureia, que mesmo depois dos processos de pasteurização continua no produto final.

Para lucrar cerca de 10% além dos 7% já pagos sobre o leite cru, algo como R$ 0,95 no litro, essas empresas colocavam, na proporção: um quilo de ureia para 90 litros de água em mil litros de leite. A estimativa é de que o esquema tenha fraudado mais de 100 milhões de litros de leite no período de um ano. As amostras foram coletadas no decorrer da investigação em supermercados de Porto Alegre apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT

A ureia é adicionada para compensar a perda nutricional, provocada pela adição de água, é que poderia ser identificado em testes realizados pelas indústrias. A adição de ureia, que possui formol, no leite é considerado cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Também participam da operação a Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária.

Os envolvidos na fraude do leite presos nesta manhã podem ser punidos, em caso de condenação, em até oito anos de prisão, conforme o advogado Aury Lopes Junior, professor universitário e doutor em Direito Penal.

O crime é enquadrado no artigo 272 do Código Penal, como "corromper, adulterar, falsificar ou alterar substância ou produto alimentício destinado a consumo, tornando-o nociva à saúde ou reduzindo-lhe o valor nutritivo".

Lista com lotes de leite adulterado é divulgada pelo MP gaúcho
Confira relação de marcas e lotes de leites adulterados

A operação que procura coibir a adulteração de leite começou a partir de investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) a partir de amostras encontradas em Porto Alegre. Os consumidores ou estabelecimentos comerciais que tenham algum dos produtos contaminados devem enviar suas dúvidas para consumidor@mp.rs.gov.br.

O MP divulgou a lista com os lotes das marcas que apresentaram adulteração com adição de formol, conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

Italac Integral
Lotes:
L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1)

Italac Semidesnatado
Lote: L12KM1

Bom Gosto/Líder UHT Integral
Lote: TAP1MB

Mumu UHT Integral
Lote: 3ARC

Latvida UHT Desnatado
Lote: 196

Fonte: ZeroHora

Galpão em Ibirubá, onde grupo adulterava o leite antes de entregá-lo às indústrias
Foto: Fernando Goettems / Agencia RBS
Água utilizada na adulteração era retirada de poço artesiano, em Ibirubá, pelo cano entre os tijolos
Foto: Fernando Goettems
Suspeito é preso pela BM em Selbach, no Norte do Estado
Foto: Fernando Goettems

Sacos com ureia encontrados na casa de suspeito em Ibirubá
Foto: Fernando Goettems


Postado por WM Internet as 11:27 e tem 6 comentarios
6 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

bota a cara dos individuoss

8 de maio de 2013 11:51  
Anonymous Anônimo disse...

ACHO QUE O DEMO DEVE FAZER UMA RESICLAGEM NO INFERNO PORQUE TEM MAIS UMA REMESSA QUE DEVERIA IR PARA LÁ´ POUCA VERGONHA ALIMENTO DE CRIANÇAS E IDOSOS NESSA SITUAÇAO

8 de maio de 2013 12:16  
Anonymous Anônimo disse...

Tem que fazer eles tomarem esse leite no mínimo 3 vezes por dia na cadeia, para que eles bebam do próprio veneno que fabricaram e sofram as consequências sem dó nem piedade!!!! Mas com certeza isso jamais irá acontecer!!! E nós aqui é que vamos sustentar essa "máfia" na cadeia, com "LEITINHO BOM E COMIDA DA MELHOR QUALIDADE".
SÓ FALTA DIZER QUE VÃO PAGAR FIANÇA E VÃO SER SOLTOS!!!!
#revoltadaeindignada

8 de maio de 2013 15:01  
Anonymous Anônimo disse...

Kapaz tudo gente boa igual ao monte de ratos q tem por aí

8 de maio de 2013 19:37  
Anonymous Anônimo disse...

bota a foto dos ladrão ai!!!!!

8 de maio de 2013 20:20  
Anonymous Anônimo disse...

eu acho q falaram muito da vida dos outros equeceram do rabo deles fizeram m e acharam q não dar nada pra eles gente se noção piores q traficantes pq droga usa quem quer mais leite gente todo mundo toma mais daqui uns dias estão tudo solto dando uma de be bom e fazendo q nada aconteceu o povo e um povo miseavel

10 de maio de 2013 18:54  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

 

Últimos Posts

Estudante ibirubense recebe diploma da presidenta ...
Asfalto gaúcho - rabeira do atraso
Selbachense é preso por tráfico de lança-perfume
Muito calor
Homem executado com dois tiros na cabeça
Operação Verão da Marinha do Brasil
TRE confirma diplomação do prefeito eleito de Ibir...
Acidente fatal em Selbach
Operação prende 15 suspeitos de tráfico de drogas ...
Vinte de Setembro - Amor a pátria gaudéria

Arquivos

Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Dezembro 2012 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013 Junho 2013 Julho 2013 Agosto 2013 Setembro 2013 Outubro 2013 Novembro 2013 Dezembro 2013 Janeiro 2014 Fevereiro 2014 Março 2014 Abril 2014 Maio 2014 Junho 2014 Julho 2014 Agosto 2014 Outubro 2014 Novembro 2014 Dezembro 2014 Janeiro 2015 Fevereiro 2015 Abril 2015 Maio 2015 Junho 2015 Setembro 2015 Outubro 2015

 

 

 

WM INTERNET