Estimativa é de que suspeitos tenham colocado substância cancerígena em mais de 100 milhões de litros de leite.
Uma operação policial realizada a partir de investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul busca desmontar um esquema de adulteração de leite realizado na metade norte do Estado.
A operação Leite Compensado cumpre cerca de 10 mandados de prisão e oito de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina. Até as 9h, oito pessoas haviam sido presas.
A investigação, comandada pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal, em conjunto com a de Direito do Consumidor e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, identificou cinco empresas de transporte de leite suspeitas de adulterarem o material antes de entregá-lo às indústrias.
Segundo apontado pela investigação, depois de pegar o leite com os produtores, os atravessadores adicionariam ureia no leite, a fim de mascararem a adição de água de poço no alimento. Análises de leite cru identificaram a presença de formol, substância cancerígena contida na ureia, que mesmo depois dos processos de pasteurização continua no produto final.
Para lucrar cerca de 10% além dos 7% já pagos sobre o leite cru, algo como R$ 0,95 no litro, essas empresas colocavam, na proporção: um quilo de ureia para 90 litros de água em mil litros de leite. A estimativa é de que o esquema tenha fraudado mais de 100 milhões de litros de leite no período de um ano. As amostras foram coletadas no decorrer da investigação em supermercados de Porto Alegre apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT
A ureia é adicionada para compensar a perda nutricional, provocada pela adição de água, é que poderia ser identificado em testes realizados pelas indústrias. A adição de ureia, que possui formol, no leite é considerado cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Também participam da operação a Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária.
Os envolvidos na fraude do leite presos nesta manhã podem ser punidos, em caso de condenação, em até oito anos de prisão, conforme o advogado Aury Lopes Junior, professor universitário e doutor em Direito Penal.
O crime é enquadrado no artigo 272 do Código Penal, como "corromper, adulterar, falsificar ou alterar substância ou produto alimentício destinado a consumo, tornando-o nociva à saúde ou reduzindo-lhe o valor nutritivo".
Lista com lotes de leite adulterado é divulgada pelo MP gaúcho
Confira relação de marcas e lotes de leites adulterados
A operação que procura coibir a adulteração de leite começou a partir de investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) a partir de amostras encontradas em Porto Alegre. Os consumidores ou estabelecimentos comerciais que tenham algum dos produtos contaminados devem enviar suas dúvidas para consumidor@mp.rs.gov.br.
O MP divulgou a lista com os lotes das marcas que apresentaram adulteração com adição de formol, conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
— Italac Integral
Lotes:
L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1)
— Italac Semidesnatado
Lote: L12KM1
— Bom Gosto/Líder UHT Integral
Lote: TAP1MB
— Mumu UHT Integral
Lote: 3ARC
— Latvida UHT Desnatado
Lote: 196
Fonte: ZeroHora
 |
Galpão em Ibirubá, onde grupo adulterava o leite antes de entregá-lo às indústrias
Foto: Fernando Goettems / Agencia RBS |
 |
Água utilizada na adulteração era retirada de poço artesiano, em Ibirubá, pelo cano entre os tijolos
Foto: Fernando Goettems |
 |
Suspeito é preso pela BM em Selbach, no Norte do Estado
Foto: Fernando Goettems |
 |
Sacos com ureia encontrados na casa de suspeito em Ibirubá
Foto: Fernando Goettems |
Postado por WM Internet
as 11:27
e tem
6 comentarios >
|
bota a cara dos individuoss
ACHO QUE O DEMO DEVE FAZER UMA RESICLAGEM NO INFERNO PORQUE TEM MAIS UMA REMESSA QUE DEVERIA IR PARA LÁ´ POUCA VERGONHA ALIMENTO DE CRIANÇAS E IDOSOS NESSA SITUAÇAO
Tem que fazer eles tomarem esse leite no mínimo 3 vezes por dia na cadeia, para que eles bebam do próprio veneno que fabricaram e sofram as consequências sem dó nem piedade!!!! Mas com certeza isso jamais irá acontecer!!! E nós aqui é que vamos sustentar essa "máfia" na cadeia, com "LEITINHO BOM E COMIDA DA MELHOR QUALIDADE".
SÓ FALTA DIZER QUE VÃO PAGAR FIANÇA E VÃO SER SOLTOS!!!!
#revoltadaeindignada
Kapaz tudo gente boa igual ao monte de ratos q tem por aí
bota a foto dos ladrão ai!!!!!
eu acho q falaram muito da vida dos outros equeceram do rabo deles fizeram m e acharam q não dar nada pra eles gente se noção piores q traficantes pq droga usa quem quer mais leite gente todo mundo toma mais daqui uns dias estão tudo solto dando uma de be bom e fazendo q nada aconteceu o povo e um povo miseavel
Postar um comentário
Voltar ao blog