Cumprindo agenda oficial, a presidente da República, Dilma Rousseff, esteve em Porto Alegre na sexta-feira, dia 12 de abril. Seu primeiro compromisso na capital gaúcha foi a participação de uma formatura conjunta de 2.223 alunos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Entre os formandos, estavam estudantes dos câmpus Ibirubá, Erechim, Porto Alegre e Restinga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). De Ibirubá estiveram presentes o prefeito Carlos Jandrey, a secretária de educação Jussara Rodrigues, o secretário da administração Gustavo Roberto Schroeder, e a diretora do IFRS/Ibirubá, Migacir Trindade, onde o Instituto oferece cursos via PRONATEC.
Representando o IFRS, subiu ao palco para receber o diploma das mãos de Dilma, a aluna do câmpus Ibirubá, Carmem Gengnagel. Aos 28 anos, solteira e mãe um filho, Carmem disse que "não via futuro na sua vida, pois ficava em casa o dia todo. A oportunidade de qualificação abriu fronteiras".
Segundo ela, "foi uma assistente social que disse que o IFRS tinha um curso do Pronatec. Fui ver como era e gostei. Hoje, graças a esta oportunidade estou empregada em uma empresa metalúrgica" disse Carmem, que trabalha como soldadora.
O Pronatec é um programa lançado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Somente em 2012, o IFRS contribuiu com a abertura de pelo menos 2,7 mil vagas. Em 2013, o instituto deve chegar a marca impressionante de 10 mil vagas ofertadas na modalidade. Entre outros, esse é um dos motivos que fizeram com que a reitoria do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, ocupasse lugar de destaque no palco junto à presidente, o governador do Estado, Tarso Genro e outras tantas autoridades.
Mais informações no Site da Prefeituta de Ibirubá
http://www.ibiruba.rs.gov.br/index.php
Postar um comentário
Voltar ao blog